1º ANO SOCIOLOGIA - TRABALHOS 2012 - 1º BIM


                TEXTO PARA 1º ANO - SOCIOLOGIA  ( UM POUCO SOBRE WEBER )

A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.

 
Para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais e é função do sociólogo compreendê-las
Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber:
1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;
3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e
4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).
Para Weber, a ação social é aquela que é orientada ao outro. No entanto, há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais. No que se refere ao método sociológico, Weber difere de Durkheim (que tem como método a observação e a experimentação, sendo que esta se dá a partir da análise comparativa, isto é, faz-se a análise das diversas sociedades as quais devem ser comparadas entre si posteriormente). Ao tratar os fatos sociais como coisas, Durkheim queria mostrar que o cientista precisa romper com qualquer pré-noção, ou seja, é necessário, desde o começo da pesquisa sobre a sociedade, o abandono dos juízos de valores que são próprios ao sociólogo (neutralidade), uma total separação entre o sujeito que estuda e o objeto estudado, que também pretendem as ciências naturais. No entanto, para Weber, na medida em que a realidade é infinita, e quem a estuda faz nela apenas um recorte a fim de explicá-la, o recorte feito é prova de uma escolha de alguém por estudar isto ou aquilo neste ou naquele momento. Nesse sentido, não há, como queria Durkheim, uma completa objetividade. Os juízos de valor aparecem no momento da definição do tema de estudo.
Assim foi o seu conviver com a doutrina protestante que influenciou Weber na escrita de “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. Para esse teórico, é apenas após a definição do tema, quando se vai partir rumo à pesquisa em si, que se faz possível ser objetivo e imparcial.
Compare-se Durkheim e Weber, agora do ponto de vista do objeto de estudo sociológico. O primeiro dirá que a Sociologia deve estudar os fatos sociais, que precisam ser: gerais, exteriores e coercitivos, além de objetivos, para esta ser chamada corretamente de “ciência”. Enquanto o segundo optará pelo estudo daação social que, como descrita acima, é dividida em tipologias. Ademais, diferentemente de Durkheim, Weber não se apoia nas ciências naturais a fim de construir seus métodos de análises e nem mesmo acredita ser possível encontrar leis gerais que expliquem a totalidade do mundo social. O seu interesse não é, portanto, descobrir regras universais para fenômenos sociais. Mas quando rejeita as pesquisas que se resumem a uma mera descrição dos fatos, ele, por seu turno, caminha em busca de leis causais, as quais são suscetíveis de entendimento a partir da racionalidade científica.
Por João Francisco P. Cabral
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP



"OS ALUNOS DEVERÃO RESPONDER A ESTAS DUAS QUESTÕES ( ENVIAR RESPOSTA ATRAVÉS  DO ÍCONE , COMENTÁRIOS )  NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NOME Nº E SÉRIE - ALÉM DE INDICAR QUAL SUA ESCOLA."


01 - De acordo com Max Weber, a Sociologia significa: “uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la casualmente em seu curso e em seus efeitos.” Por ação social entende-se as ações que: “quanto ao seu sentido visado pelo agente, se refere ao comportamento dos outros, orientando-se por este em seu curso.”
(WEBER, M. Economia e sociedade. Traduzido por Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. vol. I. Brasília: Editora UnB, 2000. p. 3)

Com base no texto, considere as afirmativas a seguir:

I. “Mesmo entre gente humilde, porém, funcionava o sistema de obrigações recíprocas. O nonagentário Nhô Samuel lembrava com saudade o dia em que o pai, sitiante perto de Tatuí, lhe disse que era tempo de irem buscar a novilha dada pelo padrinho... Diz que era costume, se o pai morria, o padrinho ajudar a comadre até ‘arranjar a vida’. Hoje, diz Nhô Roque, a gente paga o batismo e, quando o afilhado cresce, nem vem dar louvado (pedir a benção).”
(CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982. p. 247.)

II. “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.”
(CUNHA, E. Os Sertões. São Paulo : Círculo do Livro, 1989. p. 95.)

III. “Não há assim por que considerar que as formas anacrônicas e remanescentes do escravismo, ainda presentes nas relações de trabalho rural brasileiro, [...], dando com isso origem a relações semi-feudais que implicariam uma situação de ‘latifúndios de tipo senhorial a explorarem camponeses ainda envolvidos em restrições da servidão da gleba’. Isso tudo não tem sentido na estrutura social brasileira.”
(PRADO Jr., C. A Revolução Brasileira. São Paulo : Brasiliense, 1987. p. 106.)

IV. “O coronel, antes de ser um líder político, é um líder econômico, não necessariamente, como se diz sempre, o fazendeiro que manda nos seus agregados, empregados ou dependentes. O vínculo não obedece a linhas tão simples, que se traduziriam no mero prolongamento do poder privado na ordem na ordem pública [...] Ocorre que o coronel não manda porque tem riqueza, mas manda porque se lhe reconhece esse poder, num pacto não escrito.”
(FAORO, R. Os donos do poder. v. 2. Porto Alegre: Editora Globo, 1973. p. 622.)

Correspondem ao conceito de ação social citado anteriormente somente as afirmativas , 
Justifique sua resposta :

a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

JUSTIFICATIVA : ( UMA QUE GOSTEI !! ) :


Alternativa A-Porque são as afirmativas que se encaixaram na ação social tradicional que no caso foi passada de pai pra filho,e na segunda afirmativa é uma ação social com relação a valores


Sebastião Ramos Nogueira
Nome:Simone de Oliveira Cesario Nº39 1ºC 



2 -  Ao receber um convite para uma festa de aniversário, é comum que o convidado leve um presente. Reciprocamente, na festa de seu aniversário, este indivíduo espera receber presentes de seus convidados. Do mesmo modo, se o vizinho nos convida para o casamento de seu filho, temos certa obrigação em convidá-lo para o casamento do nosso filho. Nos aniversários, nos casamentos, nas festas de amigo-secreto e em muitas outras ocasiões, trocamos presentes. Segundo o sociólogo francês Marcel Mauss, a prática de “presentear” é algo fundamental a todas as sociedades: segundo ele, a relação da troca, esta obrigatoriedade de dar, de receber e de retribuir é mais importante que o bem trocado.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. O ato de presentear instaura e reforça as alianças e os vínculos sociais.
II. A troca de presentes cria e alimenta um circuito de comunicação nas sociedades.
III. O lucro obtido a partir dos bens trocados é o que fundamenta as relações de troca de presentes.
IV. O presentear como prática social originou-se quando da consolidação do modo capitalista de produção.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Justifique sua resposta 

a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

JUSTIFICATIVA : 


( UMA QUE GOSTEI ) :


A.pois receber presentes e dar ja é,como se diz,um costume da nossa sociedade e nao é mais referido á açao social afetiva,se tiver,sao poucas.E receber presentes ajuda no desenvolvimento de uma sociedade,pois acabamos desenvolvendo uma amizade ou comunhao com as pessoas através de presentes,e nao é preciso ter afetividade.
Daniel P. Martins n°11 1°A - E.E.FELIPE CANTUSIO








Fonte :www.brasilescola.com.br


Org . Rég!s

78 comentários:

  1. nome zoraide cristiane matoso
    n;38
    serie 1B
    escola sebatiao ramos noguer
    1)(d)JUSTIFICATIVA : por que considerar que as formas anacrônicas e remanescentes
    2)(e)JUSTIFICATIVA : por que partir dos bens trocados é o que fundamenta as relações de troca de presentes.

    ResponderExcluir
  2. Karoline Pereira Da Silva n:15 1°A
    E.E. Sebastião Ramos Nogueira

    1- Alternativa ( A ) / Porque os dois são uma ação , só que um fala que e uma ação racional com relação ao fins, e a outra fala que e uma ação social afetiva , pois ele não faz por dinheiro nada faz porque ele sabe que aquilo e errado e tenta consertar.

    2- Alternativa ( b ) / Porque ele só esta dando o presente para que quando for o aniversario dele ganhar em volta , tipo uma troca. é isso e tipo um interesse você não esta dando o presente pra ele porque você gosta dele e ele e seu amigo mais sim porque ele só quer ganhar outro em troca

    ResponderExcluir
  3. Escola:Sebastião Ramos Nogueira N°29 1°B
    Nome:Raphael Hendryck De Oliveira Bomba

    Respostas

    1°- E)II, III e IV.Por Que todos eles Fazem Parte Da Ação Social

    2°- E)I e II.Por Que trocando presentes voce vai receber , dar e retribuir, e ira melhorar sua relaçao como , comunicaçao na sociedade,vinculos Sociais e Etc..

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Henrique de Souza Nº22 1ºA
    E.E.Sebastião Ramos Nogueira

    Respostas:
    1 II e IV
    Pois ambas apresentam um senso critico e dão a impressão de que aquela pessoa ou povo, foi analisada e também foram destacados aspectos que os diferenciam de outros povos ou pessoas.

    2 I e II
    porque não importa o presente em si, e sim o ato de presentear. O presente pode ser qualquer coisa, o importante e que ele simboliza um ato de gentileza facilitando o contato e a comunicação social. por isso a pessoa presenteia outra na espectativa de receber um presente da mesma, criando um vinculo social.

    ResponderExcluir
  5. Lucas Bernardes Palma Nº23
    Sebastião Ramos Nogueira
    1º ano B

    RESPOSTA da 1 é A, por que a I ela é Ação Social Tradicional por que é um costume se o pai morre o padrinho cuida da mãe até arranjar a vida.E a IV Ação social racional com relação a valores, por que ta falando do coronel antes de ele ser líder econômico.

    RESPOSTA da 2 é a B, por que o no texto fala que quando você entrega presente em alguma festa você quer receber quando for na sua também. E a III o texto fala que a relação da troca, esta obrigatoriedade de dar, de receber e de retribuir é mais importante que o bem trocado.

    ResponderExcluir
  6. Escola : sebastiao Ramos nigueira
    Nome : Gustavo felipe da silva sampaio
    serie : 1°C

    1-D

    2-A- segundo o sociologo essa troca é importante para todas as sociedades , para ele nao é importante o item que esta sendo trocado e sim o ato de presentear e receber

    ResponderExcluir
  7. 1- d) I, II e III.

    2- d) I, II e IV.

    Mayara Nascimento n°24 1°A
    Escola: Sebastião Ramos Nogueira

    ResponderExcluir
  8. ESCOLA:SEBASTIÃO RAMOS NOGUEIRA
    NOME:CIBELE SILVA N:06 SERIE:1 ANO TURMA:1B

    1)C)II E IV
    JUSTIFICATIVA:POR QUE FALA DA DIFERENSÇA ENTRE AS PESSOAS E O COMPORTAMENTO DELAS.

    2)B)I E III
    JUSTIFICATIVA:POR QUE AS PESSOAS NÃO DEVEM SÒ SE ENTERESAR COM OS PRESENTES;MAIS SIM NOS VINCULOS SOCIAIS.

    ResponderExcluir
  9. Barbara Faustino de Oliveira Bossolan
    E.E.Prof. Sebastião Ramos Nogueira
    1º ano C
    Respostas:
    1)a)I e IV
    JUSTIFICATIVA:Algumas pessoas tem hábitos comuns como por exemplo pedir benção pra família, se benzer quando passa na frente da igreja e etc.Isso já se tornou tão normal que as pessoas fazem automaticamente sem perceber.
    2)a)I e II
    JUSTIFICATIVA: Na sociedade em que vivemos as pessoas se preocupam muito eu fazer algo para o próximo esperando receber algo em troca também.Por isso esses costumes recíprocos de dar e receber presentes ou convites para algum evento são normais e já fazem parte da nossa rotina.

    ResponderExcluir
  10. Nome: Deniel Alisson da Cruz N°10 Escola: E.E Prof. Sebastião Nogueira Ramos

    1-a) I e IV.
    Justificativa:Na resposta "I" é tratado o seguinte caso de "Ação social tradicional" , que no caso o pai mandava o filho buscar a "Novilha" do padrinho e se o pai viesse a falência, o
    padrinho tinha que cuidar da comadre até "arranjar a vida".

    Na resposta numero "IV" , é no caso a "Ação social racional com relação a valores", no caso o Coronel é passado pelo um processo de lideranças , para chegar á um lider politico.


    2)a) I e II.
    Na primeira afirmativa de numero "I" consiste em construir um vinculo entre amigos e ele reconheçe o alto dever de um convidar o outro as festa presentes.
    Na segunda afirmativa de numero "II" consiste em forma uma relação mas aprimorada em construir laços e relação atraves de presentes

    ResponderExcluir
  11. 1- a) I e IV.

    JUSTIFICATIVA : Porque, eles conseguiam compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la casualmente .

    2- e) II, III e IV.

    JUSTIFICATIVA : Porque, hoje em dia, é dar presentes em festas, etc...E isso motiva a outra pessoa a te dar outro presente na sua festa .

    Escola: "E.E.Dr Sebastião Ramos Nogueira"
    Nome: Felipe Otávio Mendes de Oliveira
    Serie: 1º-A
    Nº:08

    ResponderExcluir
  12. E.E. Profº Sebastião Ramos Nogueira
    Rafaele Stefany Alves 1ºC

    1 - Alternativa (A)
    JUSTIFICATIVA: É algo que por acabar sendo "tradicional" já virou um costume,mesmo que as próprias pessoas que a praticam,não percebam a ação.

    2 - Alternativa (C)
    JUSTIFICATIVA: A realidade em que vivemos,baseia-se em "dar para receber".As pessoas não fazem as coisas para o próximo,e sim para si mesmas - apenas pensando em seu próprio beneficio ou interesse futuro.

    ResponderExcluir
  13. Larissa Nogueira de Almeida, nº 23
    1º C - Sebastião Ramos Nogueira.

    1) Alternativa A. Justificativa: Porque a idéia de Weber é que quando se dá algo a alguém, deve receber em troca. Seria a ação social com relação a fins. Exemplo, Nhô Roque sente saudades de quando o apadrinhado retribuía o que fazia pelo mesmo.

    2) Alternativa A. Justificativa: Já nesse caso, não convida a outra pessoa com algum fim, é por conta dos costumes que estão arraigados. É tradicional que alguém que foi chamado para um aniversário chame a pessoa também. Serve também para aumentar os laços sociais entre essas pessoas.

    ResponderExcluir
  14. Letícia Nogueira de Almeida. nº 24.
    1º C - Sebastião Ramos Nogueira.

    01_ Alternativa A. Justificativa: Tem base nas ideia de Weber, quando der algo a alguém querer receber em troca, ter intenções. Suas ações também dependem das ações alheias, ou seja, ação social racional com relação a fins.

    02_ Alternativa A. Justificativa: Tem base nas ideias de Durkheim, como no exemplo, ter o costume de retribuir algo que recebe, sem outras intenções. Essa ação de dar e receber tornou-se um hábito, algo comum. Ação social tradicional ou afetiva.

    ResponderExcluir
  15. Lucas Prado n°25 1°C - Sebastião Ramos Nogueira

    1-a) I e IV
    JUSTIFICATIVA: Nos dois casos, há um tipo de ação social. Neles há um respeito, seja por mérito ou por tradição. No caso do coronel ele tem um respeito não é porque ele é rico ou qualquer valor material... mas sim porque ele batalhou pra chegar onde está, coisa que não é fácil. No do menino já é uma tradição que vem arraigada nas pessoas, pedir a benção é uma forma de respeito aos pais. Porém hoje em dia é muito raro de se ver.

    2-b) I e III
    JUSTIFICATIVA: A ação de presentear/convidar as pessoas, gera um vínculo e uma coisa reciproca. Porque se eu chamo você pra minha festa, você ira me dar um presente. Consequentemente você ira me chamar pra sua festa pra mim levar um presente pra você. As pessoas as vezes acabam fazendo isso por interesse no que pode ganhar/vir.

    ResponderExcluir
  16. Thalia Silva nº'41' 1ºC - E.E. Profº Sebatião Ramos Nogueira

    1- (A)
    Notei uma ação social tradiconal na primeira alternativa e na quarta é aplicada a ação social com valores. Com base nessa resposta percebi o mesmo curso expressivo do sociólogo Max Weber.

    2-(A)
    Segundo o texto, o ato de presentear considerdo com forma de reconhecimento afetivo, e o que torna mais importante nesse caso não é a "obrigação" ou o "valor", mais sim no modo significativo do indivíduo se aplica para o gosto de manter uma relação, seja ele simbólico, racional, dentre outros.

    ResponderExcluir
  17. Felipe Gustavo Mascara Nº11 1ºC Escola Sebastião Ramos nogueira.


    1- I e IV
    Porque nela há aspctos sociais evidentes,no modo de que uma é uma ação afetiva e a outra Relação social relacionada a valores, porque é todo um processo de interesses políticos e militares,não é realizada apenas porque ela precisa ser executada mas há interesses.

    2 - I e II é uma relação social afetiva de modo que você entrega presentes ou chama por questões de educação referencia e amizade, é do ser humano tentar agradar ou agradecer.

    ResponderExcluir
  18. Quetsia Conti Gallo. Nº29. 1ºC . Escola Felipe Cantusio .

    Trabalho Sociologia


    1- (d) I , II , III. Pois a I descreve a ação social de tradição , a II da ação social com relação a valores e III da ação social com relação a fins , de acordo com o pensamento de Max Weber .



    2- (a) I e II. Pois o ato de dar e receber presentes é o mais importante , do que o valor comercial que foi pago .

    ResponderExcluir
  19. victor hugo
    Sebastião Ramos Nogueira
    1° B n°34

    respostas

    1)d

    2)b

    ResponderExcluir
  20. Lucas Sylvestre
    Sebastiao RAmos Nogueira

    1-a nas duas situaçoes sao demostradas açoes sociais

    2-a cada ves que recebo um presente fico feliz e isso me motiva a retribuir a pessoa que me presenteou

    ResponderExcluir
  21. Tamie Arruda n°32 série:1°C
    Felipe Cantusio

    1- alternativa E

    justificativa:

    II- pois é açao social tradicional, a qual o costume passado por geraçoes.

    III- pois é açao social afins, aquela que o fazendeiro disponibiliza o que sugere ser necessario ao servo e o servo trabalha pra este incessantemente.

    IV- pois é açao social racional de valores, á respeito da autoridade do coronel que é importa pela sua hierárquia.



    2- alternativa A

    justificativa:

    I- reforça os laços, pois levamos em conta a consideraçao e o afeto do outro ser em relaçao á nós.

    II- este é um ciclo constante, pois é a troca de presente que se mantem enquanto existe relaçao afetiva dos seres podendo passar de geraçoes.

    ResponderExcluir
  22. Resposta
    1-a)JUSTIFICATIVA:porque a I é uma ação social com relação a valores e a IV é uma ação social tradicional e as outras alternativas não teêm acão social

    2-d)JUSTIFICATIVA:porque elas teêm uma ação social com relação a fins

    NOME:amanda costa SERIE:1ºC Nº03 ESCOLA:EE Sebatião Ramos Nogueira

    ResponderExcluir
  23. nome: Kamila da silva Nicolau n:21 E.E Sebastião Ramos Nogueira
    respostas:
    1)As alternativas 1 e 4,pois as alternativa 2 e 3não se encaixam aos conceitos dados de ação social entretanto a afirmativa 1 retarta a ação social racional com relação a valores e a afirmativa 4 retarta ação social tradicional.

    2)As alternativas 1 e 2,pois presentiamos ou trocamos algo ou alguma pessoa é por que temos algum laço de amizade ou qualquer outra coisa...ou com relação a fins pois a dar algo para uma pessoa é natural recebermos tabém.

    ResponderExcluir
  24. Escola:Sebastião Ramos Nogueira
    Nome:Natale Isabela do Nascimento nº32 1ºC

    1.Alternativa A,pois é um comportamento humano no qual os individuos se relacionam de maneira subjetiva,ou seja, é determinado pelo comportamento alheiro.

    2.Alternativa A, pois presentear é uma relação de troca e de comunicação com a sociedade.

    ResponderExcluir
  25. Escola: Felipe Cantusio

    Nome: keila Cristina da Silva Tonin n° 19

    Questão 1 - Resposta (e) pois dentre as outras duas, o tema tratado não se encaixa em nenhuma das ideias (Ação social racional com relação a fins, Ação social racional com relação a valores, Ação social afetiva, Ação social tradicional)

    Questão 2 - Resposta (a) pois dentre as outras opções dadas, nenhuma delas está certa, não creio que o lucro obtido através do presente obtido realmente seja importante, ou que o ato de presentar tenha surgido durante a consolidação do modo capitalista de produção.

    ResponderExcluir
  26. Nome:Camila Lisboa N°05 1°serie C -Escola:Felipe Cantúsio

    1)a) I e IV.Porque, seria uma ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação,mas o valor, seja ético religioso ou político.

    2) d) I, II e IV. Porque isto é uma ação social Tradicional que tem como habito a dar presentes e receber são costumes tradicionais.

    ResponderExcluir
  27. Matheus Franco Gonçalves 1ºC Nº25 Felipão

    1-A , pelo fato dos textos citados em questao mostrar a objetividade na sociedade atravez disso tbm passam a empressao q anbos sao exemplos das açoes sociais

    2-D, issu ocorre tbm para a compreensao da sociedade e tbm se vermos por outro lado , o fato de presentear alguem é um gesto de simpatizaçao e cultura do povo , ou seja , da sociedade atual

    ResponderExcluir
  28. 1- A
    Justificativa: Pedir a benção é uma relação social afetiva e tradicional e um chefe mandar em um empregado é uma ação social com relação de valores.

    2- A
    Justificativa: Dar um presente é criar um vínculo com quem recebe e também criar laços afetivos.

    Gabriel Henrique 1º:C
    Felipe Cantúsio

    ResponderExcluir
  29. Alvaro Gabriel de Avila Bandim nº2 1 ano C

    1-letra E, porque no primeiro esta mostrando a visao de um cara e o pensamento dele sobre a sociedade, nas outras é uma opinião que se refere a sociedade em si pensando mais no coletivo e sem nenhuma demonstração de valor

    2-letra A, como no próprio texto isso a a relação da troca, esta obrigatoriedade de dar, de receber e de retribuir é mais importante que o bem trocado.
    Então a pessoa não está focada no valor do presente em si, mas sim na forma de gratidão e o ato social amigavel

    ResponderExcluir
  30. Tatiane Dias, nº25 , 1ºc ''Felipe Cantusio''

    1- c. porque nem sempre a primeira visão que temos das coisas é verdadeira.

    2- a. é uma ação comum entre as sociedades em ocasiões especiais.

    ResponderExcluir
  31. Alan Luis Cangiani Junior Nº01 1ºC

    1 - Alternativa E : Porque , o comportamento de umas pessoas são completamente diferentes das outras pessoas , algumas pessoas podem ter opiniões diferentes e ações diferentes , muitas ações podem ser racionalmente pensadas ou podem ser agidas sem racionalidade .

    2 Alternativa D : O ato de trocar presentes é algo que pessoas tem de fazer mais amizades , fazer mais contato com o ser social que pode ser , amigo , vizinho etc . É algo que pode tornar as pessoas mais próximas umas das outras .

    ResponderExcluir
  32. André Hairan Nª03 1ªC E.E Felipe Cantúsio

    1)Letra (C)
    Justificativa: Porque A Ação Social Feita Nas Duas Aternativas Tem Haver Com Que Max Weber Fala

    2)Letra (A)
    Justificativa: Porque As Duas Alternativas Levam As Pessoas Se Comunicarem E Ter Vinculos Tanto Por Serem Amigos, Vizinhos Ou Parentes Por Meio Dos Presentes

    ResponderExcluir
  33. Gustavo Andrade 1ºC - 32 ou 14 ou 13 AEUHSUHAsuh' não sei ao exato. '_'

    a) I e IV - Justificativa:
    Os dois são uma ação social, porém ação social de tradição (4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados), exatamente pois os dois são costumes descritos que são do passado. Já feito visto quase como uma ação "religiosa" (ação que deve ser repetida de geração em geração), já que é de costume antigo.

    2) I. O ato de presentear instaura e reforça as alianças e os vínculos sociais.

    Exatamente por que, é uma tradição das antigas, assim se esta "regra" é quebrada, o presenteador o vê como uma pessoa que não correspondeu ao "ritual", assim enfraquecendo a aliança no vinculo social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe seu nº , não falou de qual escola vc é ??
      Puts nem sei oque faço contigo ... a 2ª questão vc nem indicou nada !!!

      Excluir
  34. Nome:Paulo Vitor Cotegipe;
    Número:27;
    Série:1C;
    Escola:Felipe Cantúsio;
    Questão 1 Resposta: alternativa a)I e IV,pois a afirmação I está mostrando a ação social tradicional,que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados,ou seja essa situação mostra principalmente os hábitos e costumes que eram praticamente obrigatórios no passado;já a afirmação IV se refere a Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético, ou seja , nesse caso mostra o poder político do coronel em relação aos seus empregados.
    Questão 2 Resposta: alternativa a) I e II,pois essas afirmações mostram que o mais importante é retribuir um presente que foi ganhado,e não dar muito valor a quantidade ou valor do presente que se ganhou,ou seja,isso mostra que o que tem mais valor no mundo é o sentimento reciproco de dar e receber.

    ResponderExcluir
  35. Nome: Renata Fernandes Pedro n°30 1°C
    1: Apenas a letra A contem açao social pois as açoes estao ligadas diretamente com a sociedade.
    2: Lertra A a pratica de "presentiar é algo fundamental a todas as sociedades. As sociedades coloca os valores humanos em primeiro lugar , ex: o ato de presentiar; as pessoas se preucupam se a pessoas vai gostardo presente; ato de dar presentes esta ligado a reforça as aliaças e os vinculos sociais.

    ResponderExcluir
  36. rodrigo fernando volkman dias n31 1 ano c felipe cantusio

    1-a) pq sao coisas que realmente aconteceram e que aconsece na vida social de algumas pessoas

    2-a) pois para uma sociedade correr bem temos que tratar as pessoas como tratao agente entao se vc recebe um presente vai querer retribui-lo entao isso vai fazendo uma sociedade crescer com uma relaçao melhor entre as comunidades.

    ResponderExcluir
  37. Escola Estadual Felipe Cantusio
    Nome: Arthur Guilherme Souza Tobias - Numero: 2 - 2°C.Com base no entendimento sobre o texto, são as seguintes respostas.
    1 - e) II, III e IV.
    2 - a) I e II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur ... vc é do 2º Ano ... esse trabalho é para o 1º Ano ... !!!!

      Excluir
  38. Nome: Gabriel Vinícius Leonardo;Número: 10; Série: 1C;Escola: Felipe Cantúsio
    Questão 1: Alternativa a) I e IV.pois a afirmação I se refere a Ação social racional com relação a valores,pois o ato é relacionado a religião da família;e a afirmação IV também se refere a Ação social racional com relação a valores,pois se refere a política e também ao valor do empregado,que sabe que o coronel é quem manda,tanto pelo seu dinheiro,quanto pela seu poder.
    Questão 2: Alternativa a) I e II.pois nas duas afirmações entende-se que o mais importante é retribuir e dar um presente
    (ou algo parecido) a alguém do que propriamente receber,ou seja,segundo o valor,deve-se pensar primeiro no próximo do que em si próprio.

    ResponderExcluir
  39. Thairine Diniz nº34 1ºC Felipe Cantusio
    1) A. justificativa:Ação social pode ser feita comforme situações, como solidariedade ao proximo, a como patrão dando liderança , sustento e trabalho digno .

    2) A. Justificativa: Ato de presentear aproxima as pessoas, mas sendo um ato expontaneo e não visando obrigações ou lucros .

    ResponderExcluir
  40. EE. Sebastiao Ramos Nogueira
    Nome:Ariana macedo N°01 Serie: 1°A
    1- Alternativa (c)
    Justificação ; a teoria de Max : Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Na segunda alternativa , é isso que fala , uma causa social , e a explica como a compreender , por que essa ação é feita !
    A teoria de Durkheim :que tem como método a observação e a experimentação, sendo que esta se dá a partir da análise comparativa. Na ultima alternativa fala de uma experiência ao todo (coperativa ), que se vem de uma observação !
    2- Alternativa (e)
    Justificação : o ato de presentar dado na pergunta é uma ação social racional , com relaçoes a fins ! um da o presente e outro se ve como obrigação levar o presente qando convidado na festa também .

    ResponderExcluir
  41. EE. Sebastiao Ramos Nogueira
    Nome:Bruno Santos N:02 Serie: 1°A
    1- Alternativa (c)

    2- Alternativa (e)

    ResponderExcluir
  42. EE. Sebastiao Ramos Nogueira
    Nome:Rafaella Fernandes N°26 Serie: 1°A
    1- Alternativa (c)

    2- Alternativa (e)

    ResponderExcluir
  43. Sebastiao Ramos nigueira.
    Aluno: Higor Sampaio.
    N°:16 Serie: 1°Ano C

    1-A Justificativa: Por que é o que tem mais a ver com o texto.

    2-B

    ResponderExcluir
  44. Nome:Leonardo Vinicius Nº19 Escola:Sebastiao Ramos Nogueira 1º ano A

    1- I e IV Pois nessas duas ele mostra compreender os dois textos, fala sobre duas classes sociais.

    2- I e II pois Max Weber citou 4 tipologias sociais entre essa existe a Ação social tradicional, em que consiste em tradição, e movemos irracionalmente nesta ocasiao

    ResponderExcluir
  45. E.E Sebastiao Nogueira
    1ºA Gustavo Braga Favero Nº 12

    Respostas.
    1- (B) por que eu axei ki era essa =)

    2- (E)

    ResponderExcluir
  46. Sebastião Ramos Nogueira
    Nome:Simone de Oliveira Cesario Nº39 1ºC

    Respostas

    1)Alternativa A-Porque são as afirmativas que se encaixaram na ação social tradicional que no caso foi passada de pai pra filho,e na segunda afirmativa é uma ação social com relação a valores

    2)Alternativa B- Porque reforça as alianças e quando presenteamos alguem procuramos saber os gostos da pessoa,a personalidade dela para presentearmos ela com algo que ela goste,entõ quando vamos presentrear alguem acabamos conhecendo melhor essa pessoa.

    ResponderExcluir
  47. Luiz Paulo Mezzomo 1ºC Nº26
    "E.E Sebastiao Ramos

    1.Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.
    Nem sempre a aparência ou a riqueza diz tudo e sim os atos e conhecimentos de cada um, que acaba lhe dando o poder.


    2.Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
    O ato de presentear ou trocar algo com alguém sempre será com algum interesse, desde uma amizade ou apenas negócios.

    ResponderExcluir
  48. MURYLO BENINI RAMIRO N°31 1°C
    SEBASTIÃO RAMOS NOGUEIRA

    RESPOSTAS

    1- A) I e IV.JUSTIFIQUE-EU ACHO QUE ELES É HUMILDE TEM O SEU PRÓPRIO CONSUMO DE VIDA.O CORONEL ERA RICO E NÃO GASTAVA MUITO DINHEIRO NECESSARIAMENTE E ERA UM LÍDER DE CONSUMO.

    2- A)I e II.JUSTIFIQUE-EU ACHO QUE A TROCA DE PRESENTES NA AÇÃO SOCIAL CRIA E ALIMENTAM,PRESENTEAR OS VÍNCULOS SOCIAIS NA SOCIEDADE.

    ResponderExcluir
  49. Felipe Cantusio
    Nome:Carlos Henrique Guerassi Dias N°6 Ano:1C

    1)a)I e IV
    Justificativa:
    porque uma fala Ação Social Tradicional e a outra fala de Ação Social Efetiva. EX:
    Ação Social Tradicional é quando faso alguma coisa que a minha familia faz a anos
    2)a)I e II
    Justificativa:
    Quando você é com vidado para uma confraternização seja ela aniversario, casamento, festa de final de ano, etc. Siguinifica que você tem um laço importante isso sem duvidas reforça a amizade.
    Se você ganha um presente seja ela qual for a ocasião, sem duvidas você guarda a oportunidade de retribuila.

    ResponderExcluir
  50. NOME:LUANNA F. S. LIMA N21 ANO:1B
    ESCOLA: FELIPE CANTUSIO
    1)B)II e III
    2)A)I e II
    EMAIL:luannalima00@hotmail.com
    orkut:luan_ninha_lima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  51. Daniel P. Martins n°11 1°A - E.E.FELIPE CANTUSIO
    1-A.pois o I retrata um fato de costume que se encaixa em duas açoes sociais,açao social afetiva,que,por sua vez o fato expressa uma forma de demonstrar um sentimento de amor por aquela familia,e açao social tradicional,o texto fala que era de costume ajudar a mulher quando o marido morria.E A IV se baseia na açao social com relaçao a valores.
    2-A.pois receber presentes e dar ja é,como se diz,um costume da nossa sociedade e nao é mais referido á açao social afetiva,se tiver,sao poucas.E receber presentes ajuda no desenvolvimento de uma sociedade,pois acabamos desenvolvendo uma amizade ou comunhao com as pessoas através de presentes,e nao é preciso ter afetividade.

    ResponderExcluir
  52. Kleberson C. R. Lopes N°19 1°B
    E.E. Felipe Cantusio

    1-"E"- Porque as afirmativas II, III e IV retratam sobre a Ação social racional com relação a fins,
    sendo que a I retrata sobre a Ação social afetiva.

    2-"A"- Porque o texto fala sobre o ato de presentear, que e um modo de demostrar afetividade !

    ResponderExcluir
  53. Bruna Nayara da Silva Nogueira
    N°:08 1°A
    Felipe Cantusio

    1-
    letra (a)

    I: Porque é uma Ação social tradicional.
    IV: Porque é uma Ação social racional com relação a valores.

    2-
    letra (a)
    porque as duas são uma Ação social racional com relação a valores( porqe quando você vai a um aniverssário voce quer dar presentes, e quando é o seu aniverssário voce quer receber presentes também da pessoa que eu dei presente),e também é uma Ação social tradicional(porque é uma forma de tradição)

    ResponderExcluir
  54. Camila de Melo Barbosa
    N°:06 1°B
    Felipe Cantusio

    1-
    letra (a)

    I: Porque é uma Ação social tradicional.
    IV: Porque é uma Ação social racional com relação a valores.

    2-
    letra (a)
    porque as duas são uma Ação social racional com relação a valores( porqe quando você vai a um aniverssário voce quer dar presentes, e quando é o seu aniverssário voce quer receber presentes também da pessoa que eu dei presente),e também é uma Ação social tradicional(porque é uma forma de tradição)

    ResponderExcluir
  55. Nome : Ane Caroline Heredia numero:5 serie: 1A
    escola: Felipe Cantúsio.

    questao 1 :alternativa (A).
    Como na questão mesmo fala: “quanto ao seu sentido visado pelo agente, se refere ao comportamento dos outros, orientando-se por este em seu curso.” É isso que acontece nas afirmativas 1 e 4, pois falam dos comportamentos dos "personagens". A afirmativa 1 usa a açao social tradicional,pois fala da tradição do batismo,padrinho e que o afilhado nao segue o costume de pedir "bença". A afirmativa 4 usa a açao social racional com relaçao a valores pois a politica orienta a açao.

    questao 2: afirmativa (D).O ato de presentiar é um costume da sociedade em que o valor do presente nao importa,mais sim o fato de que a pessoa que te presenteou lembrou de você.

    ResponderExcluir
  56. "E.E. Felipe Cantúsio"
    nome:Gustavo Henrique Figueiredo Rodrigues. nº12 série 1ºB

    1) A
    JUSTIFICATIVA :São Ações sociais tradicionais porque , nós fazemos por uma questão de costume , não por uma questão racional
    2) B
    JUSTIFICATIVA :É uma ação social de valores , é uma questão de dar e receber

    ResponderExcluir
  57. William do Carmo Guedes Nº36 1 ano A

    01:a)I e IV.
    Justificativa: No primeiro(I)caso se vê a presença da Ação Social Tradicional ou seja um individuo faz determinada ação impulsionado por costumes. No segundo caso(IV)pode se notar a presença da Ação social racional com relação a afins, ou seja um coronel é de certa forma uma escolha afim de liderar em caminho da politica e da economia.
    02:a)I e II.
    Justificativa: O presentear de certa forma não visa o tanto ou o que se ganha mas sim a intenção da pessoa que presenteia. Sendo assim isso reforça a aliança e vínculos sociais alem é claro de que povos antigos já tinham o costume de presentear outros povos para muitas vezes formar uma aliança.

    ResponderExcluir
  58. Escola: Felipe Cantúsio
    Nome: Lívia Carvalho N. 20 1B

    1- A
    JUSTIFICATIVA: Ação sociais tradicionais, porque a gente faz por uma questão de hábito, tradição e costume, não por uma questão que pode ser racional

    2- B
    JUSTIFICATIVA: Ação social de valores, porque é uma questão de dar e receber.

    ResponderExcluir
  59. Escola: Felipe Cantusio
    Nome: Ana Paula Mantovanelli Dejavite
    Serie: 1ºA


    1- Alternativa:D
    Justificativa: Segundo as ações de Max Weber,no meu entender é a alternatica que mais se justifica aos valores sentimentais,afetivos e tradicionais.


    2- Alternativa:A
    Justificativa: No meu entender a forma de presentear nao deve ser considerada como fim lucrativo,e sim como agradar e satisfazer o desejo sentimental e afeivo.

    ResponderExcluir
  60. 1) 2 E 5, pois refere-se ao comportamento dos outros. compreendendo a ação social.

    2) 1 e 2, pois Segundo o sociólogo francês Marcel Mauss a prática de “presentear” é algo fundamental a todas as sociedades obrigatoriedade de dar, de receber e de retribuir é mais importante que o bem trocado.

    Aline Milena 1°A n° 01 escola: FELIPPE CANTUSIO

    ResponderExcluir
  61. E.E. Felipe Cantúsio.
    Gabrielle Gonçalves de Carvalho - n°10 - 1°B

    01 - alternativa A. As duas afirmações (I, IV) são ações sociais, nas quais Max Weber criou, que é a Ação Social Tradicional e Ação social racional com relação a valores, respectivamente.

    02 - alternativa B. Segundo o texto, e segundo o sociólogo Marcel Mauss, presentar instaura e reforça os vinculos sociais, pois a falta do ato de presentear pode causar algum ferimento relacionado a sentimento. E não é o quê ganhamos, mas o quê este presente pode nos proporcionar, nos fazer lucrar. Isto justifica o porquê de eu ter escolhido as afirmações I e III.

    ResponderExcluir
  62. Bianca Ariadny Nº03 1ºB
    e) II, III e IV.
    Porquê na verdade, uma coisa social é analisada antes de ser feita, e é isso que essas três questões passam.
    e) II, III e IV.
    Porquê além de ser considerado uma ato carinhoso, demonstra também o vício do consumo, uma pessoa não vai a uma festa de aniversário ou a um casamento sem um presente, quando não tem com o que presentear, ela opta por nem ir.

    ResponderExcluir
  63. Nome: Tiago de Jesus Silva N°33
    Escola: Felipe Cantusio
    Sala: 1°B
    Questão 1:
    a resposta certa é a letra A, porque somente as alternativas I e IV estão informando sobre a ação social, que é levar em conta as ações ou reações de outras pessoas. No caso da I questiona-se o caso da madrinha e do padrinho, já no IV fala do fazendeiro e de seus empregados.

    Questão 2: a resposta certa é a letra B porque quando presenteamos alguma pessoa muitas pessoas pensam que é pra que futuramente vc ganhe presente de alguém que você presenteou hoje, na minha opinião isso ta errado porque devemos presentear por prazer e não por uma recompensa no futuro.

    ResponderExcluir
  64. Felipe Cantúsio 1º Colegial

    Trabalho de Sociologia

    Exercício 1

    Resposta I e IV .

    Independente do nível social de cada pessoa havia uma criação diferente, as pessoas se respeitavam mais, seus costumes durante a criação de uma criança era em 1º lugar o respeito pelos pais, avós principalmente de dar a benção. No batismo o padrinho era respeitado como 2º pai tendo os mesmos direitos pelos filhos.
    Quanto a questão IV, segue-se o mesmo entendimento sendo que um rico tem mais poder em mandar em seus empregados, porque naquela época era reconhecido o poder entre patrão e empregado, independente do seu vinculo.

    Exercício 2

    Resposta I II IV .

    Infelizmente vivemos em uma sociedade onde damos e recebemos com interesses.Caso contrário os valores sociais continuam não valendo para nada. Uma verdadeira amizade não se importa com o presente que receber em um aniversário, mas mesmo assim pessoas reparam, comentam e haverá diferença na convivência social, mesmo que não seja mostrada no exato momento. Haverá comentários do nível social da pessoa que lhe presenteou, mesmo entre a família.


    Nome: Allan Turquetti Nº 01
    Série: 1º Ano B

    ResponderExcluir
  65. Felipe Cantúsio 1º Colegial

    Trabalho de Sociologia

    Exercício 1

    Resposta I e IV .

    Independente do nível social de cada pessoa havia uma criação diferente, as pessoas se respeitavam mais, seus costumes durante a criação de uma criança era em 1º lugar o respeito pelos pais, avós principalmente de dar a benção. No batismo o padrinho era respeitado como 2º pai tendo os mesmos direitos pelos filhos.
    Quanto a questão IV, segue-se o mesmo entendimento sendo que um rico tem mais poder em mandar em seus empregados, porque naquela época era reconhecido o poder entre patrão e empregado, independente do seu vinculo.

    Exercício 2

    Resposta I II IV .

    Infelizmente vivemos em uma sociedade onde damos e recebemos com interesses.Caso contrário os valores sociais continuam não valendo para nada. Uma verdadeira amizade não se importa com o presente que receber em um aniversário, mas mesmo assim pessoas reparam, comentam e haverá diferença na convivência social, mesmo que não seja mostrada no exato momento. Haverá comentários do nível social da pessoa que lhe presenteou, mesmo entre a família.


    Nome: Allan Turquetti Nº 01
    Série: 1º Ano B

    ResponderExcluir
  66. Bruno Antonio/numero4/1ano B/felipe cantusio

    Resposta 1:
    -B-II.III.IV porque como o weber disse compreender interpretativamente e essas 3 frases da para compreender facil essas 3

    Resposta 2:
    B-I.II nas 2 já diz oque significa o ato de presentear ou trocar presentes um ao outro e elas tambem estao relacionados a Ação social afetiva,Ação social tradicional

    ResponderExcluir
  67. Nome :Jéssica Ribeiro de Paula Nª18 1ªA -
    Felipe Cantúsio

    Respostas
    1- a) I e IV , Fala sobre ação social da pessoa e também os seus efeitos,como ocorre,diz como Max Weber Traduz ao texto.

    2- c) I e II , pois é ação Racional com relação na qual é o fim que orienta a ação ,assim é feita a troca de valores do valor ético , e faz parte também dos costumes arraigados.

    ResponderExcluir
  68. Lucas Grigolon da Rocha nº22 1ºB
    E.E Felipe Cantúsio

    1-R:(A)por que é uma ação social racional com relação a fins dar a benção é uma questão de costumes, de afeto e um chefe mandar no seu emprego é uma relação estabelecida atráves de uma ordem.

    2-R:(A)porque é uma ação social com relação de valores, porque aproxima as pessoas e cria um vínculo afetivo entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  69. Victor Hugo Alves Duarte 1ºB nº34

    1-Alternativa A.
    Justificativa:As alternativas I e II são corretas porque ambas mostram estilos de ação social,o que não acontece na III e IV.
    2-Alternativa A.
    Justificativa:Ambas mostram ações de valores.

    ResponderExcluir
  70. RESPOSTAS:

    1. R: a) I e IV, porquê trata as questões sociais com tradição e respeito, e porquê trata a situação da época com o poder nato do lider.E eu me identifiquei mais com elas.

    2. R: a) I e II, porquê é uma maneira carinhosa que a gente aprende em nossa formação religiosa, que é dando que se recebe.






    Nome: Mariana Galette
    Número: 26
    Série: 1º ano B
    Escola: E.E. Felipe Cantusio

    ResponderExcluir
  71. RESPOSTAS:

    1. R: a) I e IV, porquê trata as questões sociais com tradição e respeito, e porquê trata a situação da época com o poder nato do lider.E eu me identifiquei mais com elas.

    2. R: a) I e II, porquê é uma maneira carinhosa que a gente aprende em nossa formação religiosa, que é dando que se recebe.






    Nome: Mariana Galette
    Número: 26
    Série: 1º ano B
    Escola: E.E. Felipe Cantusio

    ResponderExcluir
  72. Gabriel Murilo Borges Nº13 Série:1ºA
    Escola: Felipe Cantúsio

    Respostas:
    1- A alternativa correta é a "a" onde o conceito de ação social corresponde nas afirmativas "I" e "IV". A primeira afirmativa apresenta a ação social tradicional, onde diz respeito sobre um costume familiar, um modo de se cumprimentar usando a expressão de pedir a benção ao responsável ou parente. Já a quarta afirmativa é uma ação social racional em relação a valores, pois o exemplo do Coronel é devido o valor do cargo político que ele exerce, que faz ele mandar em seus empregados e não em relação de seus fins.

    2- A alternativa correta é a "d" onde as afirmativas certas são "I","II" e "IV". A primeira afirmativa está correta pois o ato de presentear é uma ação social tradicional que como dita, reforça os vínculos sociais. A segunda afirmativa é verdadeira pois em "eventos" que ocorrem estas trocas, cria comunicação entre as pessoas. A quarta afirmativa está certa pois o capitalismo que criou este tipo de costume para obter lucro no mercado.

    ResponderExcluir
  73. NOME: ISABELLA FERREIRA COSTA Nº 14, 1ºA, FELIPE CANTUSIO.

    1 (C)- II e IV.
    JUSTIFICATIVA: Porque ação social é aquela que é orientada ao outro. No entanto, há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais.

    2 (A)- I e II.
    Porque presentear as pessoas reforçam os laços, e se ela te presenteou, você tem que presentea-la, se ela te convidou para alguma festa de aniversário, o correto é presentea-la para reforças os vínculos sociais.

    ResponderExcluir
  74. Nome: Marina Gabrielle N:26 1A Escola Felipe Cantúsio

    1- C.
    Escolhi essa alternativa porque nem tudo que falam é o que realmente é.

    2- A.
    Com essa troca de presentes, eles sempre vão continuar convidando uns aos outros para todas as festividades assim criança uma ''amizade'' e uma boa comunicação social.

    ResponderExcluir
  75. 1)alternativa "A"
    pois Weber seguia regras mesmo as pessoas sendo humilde,é como se Weber seguisse culturas e costumes de sua familia,como se fossem leis ou regras

    2)alternativa "D"
    Pois ele acreditava que se nós formos presenteados por uma data importante,seria uma gratidão presentear a pessoa com outro presente.

    Heloisa Charlotte Gonçalves Quenelatto numero:13 1 colegial B
    Escola:Felipe Cantusio

    ResponderExcluir
  76. Jefferson Matheus Villalva n:16 1a Felipe Cantusio

    1)alternativa A,pois,I IV correspondem a ação social,I é ação social tradicional por que é um costume familiar(tradição do batismo),já IV é uma ralação social com relação a valores por que o coronel tem um poder politico e econômico

    2) alternativa A,pois este ato de trocar presentes no I é uma ação social tradicional por que é uma tradição os povos fazerem isso e II é uma ação social efetiva por que ``alimenta um circuito de comunicação nas sociedades´´,com isso temos uma amizade

    ResponderExcluir